Enquanto isso na Califórnia ...
- Engo. Manuel Santos

- 2 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
O Operador de Sistema da Califórnia (CAISO), que é o operador da rede elétrica para a maior parte do estado, está reduzindo cada vez mais a produção de eletricidade gerada por energia solar e eólica à medida que busca equilibrar a oferta e a demanda durante o rápido crescimento da energia eólica e solar na Califórnia. O CAISO precisa equilibrar a oferta e a demanda para manter um sistema elétrico estável. A produção dos geradores eólicos e solares é reduzindo o valor da eletricidade produzida ou, ocasionalmente, por meio de uma ordem de redução da produção durante períodos de:
Congestionamento ocorre quando as linhas de transmissão de energia não têm capacidade suficiente.
Excesso de oferta ocorre quando a geração excede a demanda de eletricidade.
As restrições relacionadas ao congestionamento aumentaram significativamente desde 2019 devido ao fato de que a geração solar tem ultrapassado as atualizações na capacidade das linhas de transmissão transmissão.

Em 2022, CAISO reduziu 2,4 milhões de megawatts-hora (MW/h) de produção de energia eólica e solar em escala de serviço público, um aumento de 63% em relação à quantidade de eletricidade reduzida em 2021. Em setembro, CAISO já havia reduzido mais de 2,3 milhões de MW/h de produção de energia eólica e solar até o momento deste ano.
A energia solar é responsável por quase toda a energia reduzida no CAISO – 95% em 2022 e 94% nos primeiros sete meses de 2023. CAISO tende a reduzir a maior parte da energia solar na primavera, quando a demanda de eletricidade é relativamente baixa devido às temperaturas moderadas da estação, o que significa menos necessidade de aquecimento ou ar condicionado, e a produção solar é relativamente alta.
CAISO tem reduzido progressivamente a geração de energia renovável à medida que a capacidade renovável cresceu na Califórnia. Em 2014, foram construídos 9,0 giga watts (GW) combinados de capacidade eólica e solar na Califórnia. Em julho de 2023, esse número cresceu para 17,6 GW. Os desenvolvedores planejam adicionar mais 3,0 GW até o final de 2024.
CAISO está explorando e implementando várias soluções para lidar com a crescente redução da energia renovável, incluindo:
Energy Imbalance Market (WEIM) é um mercado em tempo real que permite que participantes fora do CAISO comprem e vendam energia para equilibrar a oferta e a demanda. Em 2022, mais de 10% do total de reduções possíveis foram evitadas por meio de negociações dentro do WEIM. Espera-se que o mercado com um dia de antecedência esteja operacional na primavera de 2025.
CAISO está expandindo a capacidade de transmissão para reduzir o congestionamento. O Processo de Planejamento de Transmissão da CAISO para 2022–23 inclui 45 projetos de transmissão para acomodar o crescimento da carga e uma parcela maior de geração a partir de fontes de energia renovável.
CAISO está promovendo o desenvolvimento de recursos flexíveis que possam responder rapidamente a aumentos e diminuições repentinas na demanda, como tecnologias de armazenamento de baterias. A Califórnia possui 4,9 GW de armazenamento em bateria, e os desenvolvedores planejam adicionar outros 7,6 GW até o final de 2024, de acordo com nossa pesquisa sobre mudanças de capacidade recentes e planejadas. Os geradores de energia renovável podem carregar essas baterias com eletricidade que, de outra forma, seria reduzida."

Principais colaboradoras: Lori Aniti, Susanna Smith
Créditos:https://www.eia.gov




Comentários